De acordo com o mais recente “Scantrend” da Nielsen, a moderna distribuição em Portugal encerrou o período de Janeiro a Novembro de 2012 a ganhar 0,7% de quota de mercado global face a período homólogo, sustentado nos formatos Híper (+ 3,6%) e Super Grandes (+1,9%). A quota global destes formatos atinge agora os 55,30%. O formato de Super Pequenos mantêm a liderança caindo 0,4% para 36% enquanto o comércio tradicional registou uma queda de 6,3% para uma quota global de 8,6%.
Relativamente à rubrica Alimentação para o período acima indicado, a registar a estagnação dos segmentos de congelados e lacticínios comparativamente a 2011 e o crescimento em 4 pontos percentuais do segmento de mercearia.
No que respeita às marcas, 2012 segue a tendência dos anos anteriores registando na rubrica Alimentação um crescimento das marcas de distribuição superior a 2 pontos percentuais face ao período homólogo atingindo uma quota de mercado superior a 42%. Este valor encontra-se 6% acima quota de mercado média para MdD.
Numa análise por áreas de negócio, a realçar que o crescimento da “mercearia” por via do aumento de quota de mercado em quase 3% de produtos MdD. Igualmente significativo, o crescimento da quota de MdD na área de negócios de lacticínios em mais de 3 pontos “à custa” das marcas de fabricante (MdF). A área de negócios de congelados manteve-se estável.
Área de Negocio | Crescimento 2011 / 2012 | Quota em valor MdD 2011 | Quota em valor MdD YTD 2012 | Variação |
Mercearia | 4,00% | 41,0% | 43,9% | + 2,9% |
Lacticínios | 0,00% | 34,8% | 37,1% | + 2,3% |
Congelados | 0,00% | 53,8% | 53,9% | + 0,1% |
Sem comentários:
Enviar um comentário