Distribuição sobrevive, Comercio Tradicional afunda-se



De acordo com o mais recente “Scantrend” da Nielsen, a moderna distribuição em Portugal encerrou o período de Janeiro a Novembro de 2012 a ganhar 0,7% de quota de mercado global face a período homólogo, sustentado nos formatos Híper (+ 3,6%) e Super Grandes (+1,9%). A quota global destes formatos atinge agora os 55,30%. O formato de Super Pequenos mantêm a liderança caindo 0,4% para 36% enquanto o comércio tradicional registou uma queda de 6,3% para uma quota global de 8,6%.






Relativamente à rubrica Alimentação para o período acima indicado, a registar a estagnação dos segmentos de congelados e lacticínios comparativamente a 2011 e o crescimento em 4 pontos percentuais do segmento de mercearia.  




No que respeita às marcas, 2012 segue a tendência dos anos anteriores registando na rubrica Alimentação um crescimento das marcas de distribuição superior a 2 pontos percentuais face ao período homólogo atingindo uma quota de mercado superior a 42%. Este valor encontra-se 6% acima quota de mercado média para MdD.  

Numa análise por áreas de negócio, a realçar que o crescimento da “mercearia” por via do aumento de quota de mercado em quase 3% de produtos MdD. Igualmente significativo, o crescimento da quota de MdD na área de negócios de lacticínios em mais de 3 pontos “à custa” das marcas de fabricante (MdF). A área de negócios de congelados manteve-se estável.

Área de Negocio
Crescimento 2011 / 2012
Quota em valor MdD  2011
Quota em valor MdD  YTD 2012
Variação
Mercearia
4,00%
41,0%
43,9%
+ 2,9%
Lacticínios
0,00%
34,8%
37,1%
+ 2,3%
Congelados
0,00%
53,8%
53,9%
+ 0,1%

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