Bem-vindo ao mais recente fenómeno viral à escala mundial.
A “selfie” protagonizada por Ellen Degeneres com algumas estrelas de Hollywood durante a última cerimónia dos Óscares tornou-se em pouco mais de 2 horas a foto mais partilhada de sempre nas redes sociais. Com o passar dos dias, ficamos a perceber que aquele momento não foi fruto do acaso. A foto que teve honras de destaque nos media mundiais estava afinal no guião do espetáculo patrocinado pela Samsung, cabendo à actriz conduzir a acção para obter o máximo impacto.
O que assistimos na madrugada de segunda-feira foi uma excelente comunicadora a potenciar um guião bem preparado.
Na vida comercial vivemos uma realidade muito semelhante.
Todos concordamos que o êxito comercial está intimamente ligado a uma boa capacidade comunicar. Todavia é fundamental que a empresa potencie essa capacidade a partir de uma sistematização do discurso.
O objectivo do guião não é retirar espontaneidade na comunicação, mas sim assegurar que a mesma é feita de forma clara e objectiva, demonstrando todos os benefícios para a entidade compradora.
É um trabalho particularmente importante quando falamos de interação não presencial, concretamente o “Cold Calling” telefónico ou via Skype. Dispondo de pouco tempo para conquistar a atenção do cliente, o comercial aumenta as suas possibilidades de sucesso se comunicar a partir de um guião estruturado.
Tal como Ellen, é a capacidade intrínseca do comercial em gerar empatiaque vai determinar o sucesso da iniciativa, todavia é o respeito pelo guiãoque pode permitir transformar uma boa oportunidade em algo fantástico.
Se tiver dúvidas, lembre-se: passou quase uma semana e ainda estamos a falar da Ellen e … da Samsung. Votos de um excelente final de semana,
|
Sem comentários:
Enviar um comentário