Agora que estamos atentos à blogosfera como um meio eficaz e credível para valorizar a nossa Marca junto de empresas e consumidores, como podemos começar a trabalhar com bloggers?
Aqui ficam os passos mais importantes para iniciar esta colaboração:
Como tempo é dinheiro e uma das vantagens de comunicar através de blogs é ser mais rápido e eficiente, não vamos pedir uma experiência com, por exemplo, candeeiros a um blog de Culinária. Os leitores deste blog querem ver receitas e utensílios de cozinha e não candeeiros, certo?
A melhor forma de comunicar é ser objectivo, então o propósito da colaboração deve ser muito claro. Quer um teste ao seu produto? Prefere a divulgação da Marca? Quer um teste prolongado ao produto que envolva os leitores do blog?
Decida o que é mais importante e transmita com clareza.
O blogger que já tem alguma experiência na blogosfera sabe que conhecer bem o produto, marca ou empresa é fundamental. Em primeiro lugar para decidir se quer colaborar consigo e, se sim, para fornecer informação útil aos seus leitores.
Se um dos objectivos principais de colaborar com bloggers é a rapidez e a certeza da divulgação da nossa marca, é conveniente que a relação estabelecida com o blogger se torne duradoura e estável. E se a relação é duradoura e estável o que pensaram os leitores? Provavelmente que a marca, o produto ou o serviço são de confiança.
Imagine que gostaria que determinado blogger teste o seu produto e depois faça uma avaliação dele no blog. Seria uma óptima forma de abordar o mercado e de pôr as pessoas a falar sobre a marca. Assim, forneça ao blogger várias amostras e/ou uma amostra extra para ele sortear entre os seus leitores.
Entramos no ponto sensível. Quando trabalhamos com um blogger passamos a ter uma colaboração profissional com ele, assim, e como em qualquer trabalho, deve ser pago. Não devemos dar os produtos como pagamento. Aliás, se contratarmos uma empresa de comunicação ou publicidade não lhe vamos pagar em calças, géneros alimentares ou sapatos, certo?
A primeira coisa a ter em mente é que o Blog é uma casa, e como nas nossas casas as regras são as do dono. É importante deixar o blogger abordar os seus leitores da forma que lhe é característica, até porque só assim é que manterá os seus leitores fieis. Isto não quer dizer que não troquem ideias mas o estilo tem que ser o do blogger.
Esta é a vantagem das colaborações: termos perspectivas diferentes para reflectir. Não deixe de reunir com o blogger para ouvir os seus imputs acerca do produto e/ou marca, e mesmo da vossa actual e futura colaboração. Pessoas de fora podem contribuir com ideias muito válidas para a promoção da Marca ou Produto.
A empresa já fez o trabalho de casa, já seleccionou os blogs interessantes, já decidiu como quer apresentar o produto, e depois de contactar o blogger, ele. simplesmente, recusa colaborar com a Marca?! Aqui a única coisa a ter presente é que existe muito ‘peixe no mar', por isso, há que ter uma pequena lista de blogs que gostariam de abordar e passar ao seguinte.
Boas Colaborações!
Artigo anteriormente publicado em 22 de Janeiro de 2015
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