Uma das vantagens de trabalhar como consultor é a oportunidade de conhecer diferentes sectores de actividade e por inerência conhecer o trabalho de outros profissionais que se dedicam a ajudar as empresas a evoluir.
No campo da comunicação, um dos profissionais que mais admiro é Eva Snijders.
Eva é muito provavelmente a referência na península ibérica em Storytelling, colaborando a partir de Barcelona com empresas em vários países europeus.
Em novembro passado aproveitamos a presença da Eva no Porto para estarmos uma tarde à conversa sobre comunicação para empresas e consumidores. Foi uma partilha de experiências fantástica, uma oportunidade rara de abordar as dificuldades e oportunidades para fazer chegar a mensagem aos destinatários.
Reflito hoje que talvez o desafio mais comum na maioria das empresas sejaconseguir gerir a quantidade de informação que queremos transmitir numa única mensagem. Um desafio grande face à prática corrente das empresas procurarem colocar numa única mensagem vários elementos de diferenciação face à concorrência.
Esta compreensível tentação é fruto de dois factores: o custo de produção e o custo de oportunidade.
Sendo verdade que nunca foi tão barato produzir conteúdos de qualidade (resultado da globalização da internet e da evolução tecnologia), é igualmente verdade que é cada vez mais difícil uma marca chegar a um universo alargado de consumidores face à enorme dispersão de meios (televisão, imprensa, redes sociais, blogs, etc).
É por isso crucial que o início do processo de comunicação comece por identificar os destinatários da mesma. Saber a quem queremos chegar vai determinar quais os benefícios a comunicar e consequentemente a forma e os meios mais eficazes para o fazer.
Contudo, é importante ter em atenção que os destinatários têm cada vez menos disponibilidade para absorver a comunicação. É por isso critico que a mensagem seja simples, directa e facilmente perceptível.
Disponibilizar informação mais detalhada na página web, blog e redes sociais para que os destinatários possam consultar sem a pressão de um contacto directo é uma solução de complementaridade muito eficaz.
Outro passo importante é medir o impacto da comunicação. Existem hoje ferramentas que ajudam a aferir resultados do esforço de comunicação, sobretudo no universo online.
Monitorize, analise, corrija e ... continue a comunicar junto do seu público alvo.
E não se esqueça: "keep it simple. It will get you better results"
Diz a Eva e nós concordamos.
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