O Lago dos Tubarões (Shark Tank na versão original) é um programa de entretenimento americano em que empreendedores apresentam os seus projectos a um grupo de 5 milionários com o propósito de receberem o investimento pedido para a empresa. Não há valores mínimos nem máximos (recordo-me de propostas de 70 mil dólares e outras de 2 milhões) e os "tubarões" rejeitam ou negoceiam conforme o seu interesse.
O “lago” é um programa de entretenimento, sendo filmado, editado e montado como tal.
Embora os casos sejam reais, não há grandes lições de empreendedorismo a retirar do programa com excepção de uma: a importância de fazer um bom “elevator pitch”.
Se não está familiarizado com o termo, “elevator pitch” é a descrição concisa, cuidadosamente planeada (e bem praticada) do que é a sua empresa / projecto em termos que a sua avó consiga compreender durante o tempo de uma viagem de elevador.
Dos vários programas que vi, reparei que os empreendedores que realizaram os melhores “elevator pitch” foram aqueles que conseguiram não só investimento, mas em valores mais próximos dos pretendidos.
Objectivamente, o nosso sucesso como responsáveis de negócio passa em larga medida pela nossa capacidade de comunicar de forma concisa, esclarecedora e atractiva a empresa ou gama de produtos.
E a verdade é que sumarizar de forma apelativa a nossa empresa é um desafio muitas vezes maior que imaginamos. Sobretudo porque a disponibilidade que temos para falar do nosso projecto (produtos, vantagens competitivas, natureza inovadora, etc.) raramente "cabe" na disponibilidade para escutar do comprador.
Trabalhe o seu discurso de apresentação para que seja claro, conciso e apelativo num tempo nunca superior a 60 segundos. Transmita o que é verdadeiramente importante e esteja preparado para responder com mais detalhe caso ganhe a atenção do comprador.
Na vida empresarial (como no “Shark Tank”) um “elevator pitch” bem trabalhado pode contribuir decisivamente para fazer crescer a sua empresa.
Votos de uma excelente semana
* Artigo originalmente publicado em 17 de Setembro de 2014
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