Como sentir o 'Efeito Oprah'

Quer que a sua empresa sinta o ‘Efeito Oprah’?

Talvez seja melhor começar por explicar em que consiste este efeito.

Durante 10 anos, Oprah Winfrey teve, no seu talkshow a rubrica anual “Oprah’s Favorite Things” onde apresentava e oferecia à sua audiência em estúdio produtos que gostava.

Sendo uma das personalidades norte-americanas mais influentes, Oprah, conseguia fazer em minutos o que muitas empresas levam anos a alcançar: tornar os seus produtos best-sellers e obter notoriedade para a empresa.
O poder de Oprah era (e ainda é) tão forte que bastava a referência a um produto, empresa ou livro num dos seus episódios que a procura pelo produto disparava.

Acontece que o poder de Oprah Winfrey não é circunstancial; ele reside na credibilidade que conseguiu alcançar e na proximidade que os espectadores sentem em relação a ela, o que a torna uma pessoa confiável.

Muitas foram as empresas que sentiram o ‘Efeito Oprah’ e a sua influência sente-se além-fronteiras:

  • Em 2003 as botas da UGG fora mencionadas na rúbrica “Oprah´s Favorite Things” e o sucesso mundial é aquele que se conhece.
  • Em 2007 Oprah enalteceu a qualidade dos Sabonetes Claus Porto, vendidos em Nova York. Estes minutos foram fundamentais para darem impulso às vendas internacionais da marca. Em 2011, desta vez na ‘O, The Oprah Magazine’, os sabonetes voltam a ser mencionados trazendo novo incremento na visibilidade da Marca.
  • Em 2000, num dos seus episódios, a empresa Spanx foi mencionada devido ao seu Body Modelador e as vendas dispararam e a empresa, apesar de produzir outros produtos, ficou irremediavelmente associada ao seu body, ao ponto de desenvolver um produto similar para o público masculino.
Agora a questão que se impõe:

É possível reproduzir este efeito de forma mais controlada e adaptado ao plano de desenvolvimento da empresa?

Sim, é possível. Já está a acontecer.

O foco está na escolha dos prescritores certos.

Tradicionalmente a escolha de prescritores na publicidade das marcas, recai sobre figuras públicas para aparecerem nas campanhas nos diferentes media.
Mas num mundo em que a informação está tão dispersa e a TV, os jornais e revistas perdem terreno face à internet, surge a necessidade de procurar prescritores que sejam vistos como credíveis e que cheguem ao nosso público-alvo.

Muitos destes ‘efeitos Oprah’ estão a acontecer na nossa blogosfera, que se tornou num dos canais mais influentes para as marcas.

Uma das pessoas mais influentes nesta área é Cristina Ferreira, apresentadora e blogger. Quando iniciou o seu blogue Daily Cristina as marcas perceberam a importância que teria para as suas empresas associarem-se a Cristina Ferreira e por isso ‘correm’ para que os seus produtos apareçam num dos seus posts.

Marcas tão estabelecidas no mercado como a Chicco não descuram a importância dos bloggers e das suas redes sociais, e por isso esta marca realiza eventos em que os convidados estrela são bloggers e tendo inclusive escolhido como embaixadora da marca em Portugal uma das bloggers mais lidas – Maria Guedes Lisboa com o seu blog STYLISTA.

No Universo dos bloggers nacionais há um blog incontornável – A Pipoca mais Doce. Ana Garcia Martins tem tanto poder na blogosfera que já apareceu associada a várias marcas e é certo que muitos dos produtos usados pela blogger chegam a esgotar nas lojas. A sua influência é tal que até a Luso já se associou à blogger e ao evento de Fitness organizados pela marca e pela Ana Garcia Martins.

E quais as vantagens mais relevantes de trabalhar com estes prescritores e realizar uma boa gestão de redes?

  • Comunicação Orientada para o Consumidor Alvo
  • Custo muito mais baixo que uma campanha ‘tradicional’
  • Fidelização do cliente.
  • Identificação do cliente com a Marca.
 
E agora sim:

Quer que a sua empresa sinta o ‘Efeito Oprah’? 


*Artigo originalmente publicado em 9 de abril de 2015


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