Marketing Digital - Equilibrar forças com os Gigantes

O mundo de promoção de marcas e produtos parece reger-se pela ‘lei da selva´ que, neste caso, passa pela força da capacidade de investimento no seu Marketing.


Um exemplo clássico desta força é a McDonald's. A capacidade de investimento na promoção da sua marca é de tal forma forte que o Mundo sabe sempre do que estamos a falar quando a mencionamos.
A McDonald's tornou-se perita em ‘bombardear-nos’ com a sua imagem, produtos e mensagens em todas as plataformas possíveis. Hoje basta vermos aquele ‘M’ amarelo e logo associamos à empresa e aos seus produtos.

Apesar de muitas vezes a qualidade dos seus produtos ser posta em causa (veja-se a campanha contra a empresa promovida pelo Jamie Oliver) ou ser vista como promotora de obesidade, a Marca tem conseguido dar a volta apostando numa Comunicação que credibilize a qualidade e origem das matérias-primas.
E numa resposta a uma nova trend de alimentação saudável, divulga massivamente os seus novos produtos saudáveis. Por isto, podemos dizer que na sua área, é o ‘Rei da Selva’.

Agora a questão é como as PME’s podem equilibrar forças num Mundo onde parece ganhar quem tem mais dinheiro para investir em marketing?

Ao nível da planificação das suas estratégias de Marketing a resposta passa pelo Marketing Digital.

Claro que as grandes marcas também investem aqui mas, desta vez, a capacidade financeira não é tão determinante.

Se não vejamos como podemos ultrapassar obstáculos importantes:
Quer fazer uma campanha de email e obter dados concretos relativos à receptividade?
O que precisa é de uma plataforma simples de envio de email onde possa monitorizar as aberturas e leituras do email enviado. Estas plataformas existem e são muito económicas, algumas são mesmo gratuitas. O que investe é o tempo na análise de todo o feedback e no cruzamento dos dados (sim, porque a vantagem de ter estes dados é usar a informação para tomar as decisões seguintes).
Quer que a sua marca ou empresa aparareça nas primeiras páginas dos motores de busca? 
A resposta é tão simples como complexa: aposte no conteúdo que divulga nas suas plataformas. O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta que consegue detetar conteúdo relevante para selecionar as sugestões dadas pelos motores de busca. Logo se o conteúdo tiver pontos-chave aumenta a probabilidade de a sua empresa ou marca aparecer nas primeiras páginas. 
Quer que as pessoas vejamm a sua marca quando estão a fazer buscas na internet?
Aqui a aposta é no Midia Display. Sim, estamos a falar de banners, janelas pop-up, entre outros. Mas escolha muito bem como pretende usar este meio (páginas específicas, anúncios Google,…), pois o anúncio deve ser oportuno e não oportunista.
Quer pôr as pessoas a falar da sua marca?
Escolha prescritores online que cheguem ao seu público-alvo. Falamos de bloggers e figuras públicas ativas nas redes sociais. Estas pessoas chegam a um número relevante de pessoas e, acredite, fica rapidamente a saber o impacto da sua campanha.
Quer fidelizar os seus actuais e novos clientes?
Aposte numa relação afectiva com o seu cliente. Crie conteúdo interessante e relevante para o cliente. E lembre-se: conteúdo interessante é diferente de conteúdo comercial.
Use as redes sociais para comunicar e receber feedback dos seus clientes.
Crie um blog da sua empresa e mantenha-o actualizado com conteúdo relevante e torne a sua empresa reconhecida como sendo uma expert na sua área de negócio.
Quer saber o impacto das suas campanhas em todas as plataformas?
A resposta é simples: monitorize, mensure e analise. No Marketing Digital quase tudo é mensurável. 
Se o descrito acima ainda não foi suficiente para tornar o Marketing Digital da sua empresa uma prioridade, atente em algumas das suas principais vantagens: 
Só uma última nota:
Sabe-se que, tanto para o B2B como no B2C, 90% dos processos de compra tem início em buscas online.[1]

[1]  Fonte: www.business2community.com

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