massajem-me o ego que eu fico mais bairrista


Quando eu andava na universidade, antes de a internet ser um bem acessível à população em geral, o conceito que dominava a internacionalização era GLOCAL: pensar global, agir local.

Embora o conceito seja hoje mais actual que nunca, o advento das redes sociais veio sugerir outras abordagens, teoricamente mais baratas e com a perspetiva de resultados melhores e mais rápidos.  Nos últimos anos todavia, são muitas as pequenas e médias empresas que tem expressado a sua decepção com os resultados que a internet lhe trouxe. Seja porque não chegam a mais clientes empresariais via o site oficial, ou porque a página do facebook não está a ter o impacto imaginado junto de consumidores.

Considerando que o custo de comunicar através de canais generalistas como a TV, Rádio ou imprensa escrita continua a ser pouco acessível para a maioria das empresas, muitos gestores sentem-se “traídos” pela oportunidade perdida nesta época dourada da comunicação.

Talvez seja o momento para as muitas empresas reavaliarem os seus investimentos para dar visibilidade à marca, optando nomeadamente por um processo de segmentação mais detalhado e incisivo:
  • Definir o Perfil de Consumidor pretendido
  • Mercados com índices de consumo mais favoráveis
  • Plataforma de distribuição mais favorável
  • Eventos locais mais favoráveis à promoção do produto
É neste último ponto que gostaria de reflectir hoje.
O lançamento no mercado português da campanha internacional If Carlsberg Did é acompanhado pela transformação de uma série de barbearias tradicionais em Lisboa, Porto e Braga em espaços da marca durante uma semana. (clique aqui para ver a reportagem da Meios e Publicidade e aqui para ver o filme).
A profusão de plataformas de comunicação (tradicionais e new media), a explosão de redes sociais por área de interesse e faixa etária, e sobretudo o crescimento da consulta de notícias em formato móvel, colocam sérias interrogações às pequenas e médias empresas sobre onde aplicar o seu curto orçamento.

Neste contexto, as empresas devem ser consistentes na sua estratégia definindo formas de se relacionarem com os seus consumidores numa perspectiva mais local / regional. Definindo uma abrangência não superior a 3 mercados (e correspondentes segmentos de negócio) é possível:
  • Identificar eventos regionais onde possa estar presente
  • Dar preferência a distribuidores regionais que desenvolvem trabalho de maior proximidade
  • Estar disponível para produzir edições limitadas de produtos para eventos locais
  • Desenvolver uma comunicação orientada no idioma local
Obviamente que aceitar este desafio implica aceitar o compromisso de orientar recursos para uma comunicação coerente e continuada durante um período de tempo suficiente para obter retorno de marca. Isto é, definir um orçamento que inclua no mínimo:
  • Um profissional dedicado para gerir a comunicação com os distribuidores locais e produzir conteúdo interessante e diferenciado,
  • Um comercial dedicado a trabalhar em proximidade com os comerciais locais, visitando os mesmos pelo menos 2 vezes por ano.  
  • Um orçamento de marketing capaz de dar respostas a algumas acções in loco.
  • Uma dose importante de Ambição sustentada na capacidade de resposta da sua empresa.
Potenciar as vendas num determinado mercado implica quase sempre sair do conforto do gabinete e “encarar” a estrutura de distribuição local. Lidar com a realidade crua pode ser duro, mas também pode fazer toda a diferença como nos ensina Guy Kawasaki nos seus 12 conselhos grátis para empreendedores.

Votos de uma excelente semana,

 

Carlos Coelho
Senior Partner @ The Portuguese Diet
PS: Se ainda não foi de férias ou já está a sonhar com as próximas, pode sempre planear com The Escapist, a nova revista da Monocle sobre locais para férias menos óbvios e obviamente fantásticos.

Se apenas lhe sobram uns dias para gastar, o meu conselho bairrista é que visite o Porto. Considerado o melhor destino europeu em 2014, tem acumulado louvores pela imprensa mundial desde então. Sabemos receber com boa comida, bom vinho, sol, praia, campo, uma vida nocturna reputada, uma vida cultural eclética e uma das 10 melhores livrarias do mundo. Vai valer a pena. 

 (texto publicado originalmente 02.setembro.2015 na newsletter quinzenal The Portuguese Diet)


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