O
sonho de boa parte das empresas é criar uma reputação de especialista
na sua área de negócio junto dos seus clientes e fornecedores. Alcançar
este reconhecimento é normalmente fruto de anos de experiência e um bom
esforço de comunicação.
É por isso intrigante que empresas que alcançam este patamar (e
conscientes do esforço que fizeram para o alcançar) arrisquem a sua
posição por um novo projecto onde encontrem maior motivação.
Photo Credit Andrew D. Bernstein. (clicar na imagem para a aceder à reportagem).
Aclamado como o maior basquetebolista de sempre, Michael "Air" Jordan
competiu profissionalmente na NBA durante 14 temporadas conquistando 6
campeonatos, a medalha de ouro nas olimpíadas de 1992 e dezenas de
troféus individuais. “Air” Jordan era (porventura ainda é) a imagem
maior da modalidade a nível mundial.
Surpreendentemente em 1993 após a conquista do terceiro campeonato
consecutivo, Jordan decide abandonar a modalidade alegando cansaço e
desmotivação. Decide dedicar-se ao basebol, assinando em Março de 1994
pelos Birmingham Barons (uma equipa das divisões inferiores da liga de
basebol americana).
Photo Credit Jonathan Daniel (clicar na imagem para a aceder à reportagem).
A
experiência não corre bem e apenas um ano passado, Jordan regressa aos
Bulls para conquistar mais 3 títulos consecutivos da NBA. Regresso
saudado, que ainda assim deixou marcas a Jordan e aos seus
patrocinadores. Michael arriscou o basebol alegando que perdeu motivação
para jogar basquetebol. Não está em causa o direito de buscarmos novos
caminhos para ser felizes, mas as motivações para mudar a estratégia de
negócio.
Este período baseboliano de Air Jordan tem recorrentemente paralelo no
mundo empresarial, quando as empresas decidem mudar de registo porque
ser o melhor na sua arte já não é motivação suficiente.
É lícito e saudável que as empresas procurem diversificar a sua área de
actuação. O que deve ser devidamente acautelado é que a nova área de
negócio não absorva recursos (produção, marketing, esforço comercial)
afectos à actividade existente de forma a condicionar o seu
funcionamento.
Esta é uma matéria de decisão muito cuidada. Demora anos a construir uma
marca / reputação, pelo que decidir redirecionar parte dos recursos
para novos projectos só faz sentido se:
Representar um alargamento da área de especialidade, mantendo o mesmo foco de comunicação.
Representar um investimento noutra area de negócio com potencial de crescimento (mercado que não seja maduro) e seja promovido do separadamente da actividade original.
A razão pela qual estas duas condições devem ser respeitadas pela
maioria das pme’s é simples: a reputação como especialista é
consequência de experiência comprovada e capacidade de comunicação.
Ambos costumam ser recursos limitados nas empresas.
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