Notícias sobre assuntos diferentes, posicionamentos diferentes e mercados diferentes, mas com uma perspectiva em comum: o mercado não evolui de forma semelhante para todos, tornando as barreiras de uns as oportunidades de outros.
- A primeira notícia vem de Portugal, concretamente do comércio de artigos de luxo. A Amorim Luxury registou um aumento de 40% do volume de negócios durante os últimos 2 anos.
- A segunda notícia vem do Brasil e das expectativas que os produtores de alimentos têm em beneficiar com o potencial embargo da União Europeia e EUA à Rússia.
O que está aqui em questão verdadeiramente é a noção que o mundo não é monocromático e que as empresas devem procurar respirar na diversidade.
Dispersando geograficamente o risco, as empresas encontrarão mercados em diferentes fases de evolução. Diferentes mercados representam diferentes oportunidades, consequentemente formas diferentes de posicionar um produto ou aproveitar a capacidade industrial instalada.
Obviamente que a diversificação da carteira de clientes e a dispersão geográfica não se obtêm rapidamente. Requerem uma maior dose de esforço, persistência e tempo, contudo permitem um crescimento mais sustentado e maior capacidade negocial no futuro.
Nem todos podemos evoluir a nossa oferta para posicionamentos de nicho como o luxo e gourmet, mas podemos estar atentos e procurar direccionar os nossos esforços para mercados (ou nichos) onde o produto seja mais valorizado.
O desafio portanto não é evitar mercados com problemas porque de uma forma ou de outra eles são inevitáveis. O desafio é crescer saudavelmente com diferentes clientes em diferentes mercados para que quando os problemas ocorram não sucedem de forma generalizada.
Votos de uma excelente semana.
*Artigo originalmente publicado em 13 de Maio de 2014.
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