As redes sociais são hoje uma parte integrante da nossa vida e para muitas profissões tornou-se imprescindível não só estar presente, mas dinamizar essa presença. Todavia as interacções que vamos realizando, a visibilidade que conseguimos não deve ser medida pelo número de seguidores (twitter) ou contactos (linkedin).
Ter muitos contactos ou seguidores pode ser uma prova que as pessoas apreciam o que partilhamos, contudo isso não implica mais vendas.
As ligações estabelecidas nas redes sociais são em muitos casos um factor facilitador do contacto directo e devem ser eticamente potenciadas. Contudo para vender é preciso sair de trás do ecrã e arriscar o contacto directo.
Tal como anteriormente é preciso ligar para pedir reunião, fazer apresentação do produto/serviço, demonstrar benefícios para o comprador apostar no nosso produto.
Lamento, mas as redes sociais não são o atalho para o sucesso.
São ferramentas que dispomos para um trabalho mais orientado de qualificação de “leads” e oportunidades de negócio. Na minha opinião, não substituem ou eliminam o trabalho de “cold calling” e reuniões de apresentação de benefícios.
Quer vender mais?
Pense nas vantagens competitivas da sua empresa e dos seus produtos, quais os mercados em que pode obter melhor receptividade e qual a distribuição mais favorável. Defina a sua estratégia e os alvos a conquistar.
Depois sim, use as redes sociais como ferramenta para melhor orientar o seu esforço comercial de angariação de clientes.
Votos de uma excelente semana.
* Artigo originalmente publicado em 9 de Maio de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário