Quer vender mais? Por favor esqueça as redes sociais.

Circula com insistência nas redes sociais, particularmente no Linkedin e Twitter uma imagem que ilustra o tradicional e o novo modelo de vendas. 



Sou um utilizador diário do Linkedin e do Twitter, reconheço importância a muitas ferramentas que estão disponíveis na internet para ajudar a conquistar clientes e aumentar as vendas. Estas ferramentas podem ser até decisivas para ajudar a conquistar mercado, mas... não vendem. 

As redes sociais são hoje uma parte integrante da nossa vida e para muitas profissões tornou-se imprescindível não só estar presente, mas dinamizar essa presença. Todavia as interacções que vamos realizando, a visibilidade que conseguimos não deve ser medida pelo número de seguidores (twitter) ou contactos (linkedin).

Ter muitos contactos ou seguidores pode ser uma prova que as pessoas apreciam o que partilhamos, contudo isso não implica mais vendas.

As ligações estabelecidas nas redes sociais são em muitos casos um factor facilitador do contacto directo e devem ser eticamente potenciadas. Contudo para vender é preciso sair de trás do ecrã e arriscar o contacto directo.

Tal como anteriormente é preciso ligar para pedir reunião, fazer apresentação do produto/serviço, demonstrar benefícios para o comprador apostar no nosso produto.

Lamento, mas as redes sociais não são o atalho para o sucesso.

São ferramentas que dispomos para um trabalho mais orientado de qualificação de “leads” e oportunidades de negócio. Na minha opinião, não substituem ou eliminam o trabalho de “cold calling” e reuniões de apresentação de benefícios. 





Quer vender mais? 

Pense nas vantagens competitivas da sua empresa e dos seus produtos, quais os mercados em que pode obter melhor receptividade e qual a distribuição mais favorável. Defina a sua estratégia e os alvos a conquistar.


Depois sim, use as redes sociais como ferramenta para melhor orientar o seu esforço comercial de angariação de clientes.



Votos de uma excelente semana.


* Artigo originalmente publicado em 9 de Maio de 2014


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